Observatório Nacional de Recursos Humanos

Estudo de Avaliação das Perceções dos Colaboradores

Resposta das Organizações em Portugal na Adaptação dos Sistemas de Recursos Humanos à Situação Decorrente da Pandemia de COVID-19

2ª EDIÇÃO


Condições de Participação

1. Com este estudo pretende-se avaliar a perceção dos colaboradores relativamente à resposta das organizações, onde trabalham, na adaptação dos sistemas de Recursos Humanos à situação decorrente da pandemia de COVID-19. Através dos resultados do mesmo e da respetiva análise procura-se contribuir para a melhoria da capacidade de resposta das organizações a este problema.

2. Aos colaboradores das organizações participantes será efetuado um questionário padrão, em formato eletrónico, acessível através de um link para uma página do ONRH na internet. Os dados de acesso ao questionário serão enviados pelo ONRH ao elemento de contacto na organização que assegurará a sua divulgação e disseminação interna pelos colaboradores.

3. Será mantido o anonimato das respostas individuais dos colaboradores ao questionário, bem como a confidencialidade dos resultados específicos de cada organização, que apenas serão apresentados no seu próprio relatório síntese.

4. Após a fase de tratamento das respostas será enviado a cada organização participante o respetivo relatório síntese dos resultados.

5. O estudo não tem associada a elaboração de qualquer tipo de ranking organizacional. Para efeitos de benchmarking os resultados da organização serão comparados com os valores máximo, média e mínimo do agregado das entidades estudadas.

6. Para efeitos de apresentação pública dos resultados do estudo, o ONRH utilizará somente os resultados agregados de todos os participantes, não apresentando os resultados individualizados de qualquer participante.

7. A participação neste estudo carece de inscrição prévia, estando ao dispor das organizações participantes quatro opções para a realização do estudo que variam entre a versão básica (totalmente padronizada) e a versão à medida (totalmente personalizada).

8. A cada opção corresponde um preço diferente estabelecido de acordo com as respetivas características.

9. A realização do estudo está sujeita a existência de um número mínimo de participantes que possibilite a constituição de um agregado para efeitos de benchmarking, salvaguardando-se a confidencialidade dos valores individuais de cada organização.

Calendário do Estudo

  • Inscrição no Estudo (até 26 de outubro de 2020).
  • Confirmação da Realização do Estudo (até 30 de outubro).
  • Preparação do questionário e envio, às organizações inscritas, dos links específicos para acesso (até 06 de novembro).
  • Período de resposta ao questionário (de 09 a 27 de novembro).
  • Tratamento das respostas e elaboração dos relatórios (até 31 de dezembro).