O Observatório Nacional de Recursos Humanos

Modelo Estrutural

A forma geral do modelo estrutural é

(1.1)


onde representa o vector das variáveis latentes endógenas, o vector das variáveis latentes exógenas (expectativas) e são matrizes de parâmetros, designados por coeficientes de impacto, de ordem adequada e é o erro aleatório.
As equações do modelo são:


(1.2)

onde : expectativas ; : contexto organizacional; : posto de trabalho; : reconhecimento e recompensa; : cooperação e comunicação; : política e estratégia; : mudança e inovação; : qualidade; : relações com chefias; : satisfação; : lealdade; envolvimento. Os coeficientes de impacto (ou ) estimam assim as alterações na variável latente i decorrentes de uma variação unitária do índice da variável j.

Modelo de Medida

O modelo de medida, que relaciona as variáveis latentes com as variáveis de medida, tem a seguinte forma geral:



(1.3)



onde e são os vectores de variáveis de medida, associadas respectivamente às variáveis latentes endógenas e exógenas; e são as correspondentes matrizes de parâmetros, a partir das quais são estimados os pesos das variáveis de medida associados a cada variável latente.

Representando por o vector das variáveis de medida associadas à variável latente endógena , e por o vector das variáveis de medida associadas às variáveis latentes exógenas , pode-se escrever o modelo de medida na forma:

(1.4)



onde é o número de variáveis de medida associadas a e é o número de variáveis associadas a . O parâmetro representa o peso do indicador (ou variável de medida) j no cálculo da variável latente i, sendo, por definição, a soma dos pesos associados ao índice de cada variável latente igual à unidade.

Modelo de Estimação

O modelo a estimar é constituído pelo conjunto das equações do modelo estrutural e do modelo de medida. As principais dificuldades de estimação deste modelo derivam de quatro factores:
  • A presença de variáveis latentes que não são observadas;
  • A distribuição de frequências das variáveis de medida não é habitualmente simétrica, não obstante ter-se adoptado uma escala de variação de um a dez (em vez de uma escala de menor amplitude);
  • A existência de multicolinearidade entre os valores das variáveis de medida;
  • As variáveis de medida não são contínuas, assumindo apenas um número (finito) de valores.
Em razão destas dificuldades, não é aconselhável a utilização dos métodos tradicionais de estimação (como é o caso do método de máxima verosimilhança), tendo sido adoptado no âmbito deste tipo de estudo o método PLS, a partir de software específico desenvolvido para esse mesmo efeito. São obtidos índices para as variáveis latentes e para os coeficientes de impacto (ou do modelo estrutural) que quantificam as relações entre estes índices. Obtêm-se também os coeficientes do modelo de medida que, como se referiu, fornecem os pesos de cada um dos indicadores que entram na estimação do índice das diferentes variáveis latentes.

A estimação do modelo disponibiliza igualmente medidas de precisão da estimação, como sejam os desvios padrões dos coeficientes do modelo.

Contacte-nos!